Mamoplastia redutora é a cirurgia plástica das mamas que visa corrigir mamas grandes (hipertróficas) e caídas (ptosadas).
Independentemente da técnica escolhida, a mamoplastia bem executada melhora o formato das mamas através da remoção de tecido mamário, do excesso de pele e do reposicionamento da aréola numa posição visualmente mais agradável. Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a mamoplastia envolve a realização de incisões em alguma parte da mama. Para maximizar o resultado estético e o seu conforto, procuramos localizar as incisões em locais estratégicos numa tentativa de tornar as cicatrizes menos perceptíveis.
Apesar das cicatrizes permanecerem para sempre, o processo de maturação gradual e seu tratamento podem fazer com que elas adquiram uma coloração muito semelhante à pele da mama após algum tempo. Felizmente, para a maioria das pacientes, a melhora obtida no formato das mamas costuma compensar a presença das cicatrizes, trazendo ainda benefício em pacientes com dores nas costas e ombros devido ao peso mamário prévio.
O procedimento é realizado com anestesia geral, tempo de internação de 24 horas e o resultado já pode ser observado ao longo de aproximadamente 6 meses.